"A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem" I Coríntios, 1
- Nando LHP
- 19 de set. de 2017
- 1 min de leitura

No ultimo dia 14 celebramos a Exaltação da Santa Cruz, pode parecer estranho em um primeiro momento, mas nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes: exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade.
No cristianismo e em especial na igreja católica, não há salvação sem cruz.
A Cruz parece decretar o fracasso de Jesus, mas, na realidade, marca a sua vitória, pois aqueles que o injuriavam, diziam: ‘Se és Filho de Deus, desce da cruz’. Mas a verdade era o oposto: justamente porque era o Filho de Deus, Jesus estava ali, na cruz, fiel até o final ao desígnio do amor do Pai. Quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus por cada um de nós e a raiz da nossa salvação. Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro. Através da Cruz de Cristo, se venceu o mal, a morte foi derrotada, a vida nos foi doada e a esperança restituída. A Cruz de Jesus é nossa única e verdadeira esperança!
É por isso que a Igreja ‘exalta’ a Santa Cruz, é por isso que, nós, cristãos, nos abençoamos com o sinal da cruz.
Entretanto, a cruz não é um sinal ‘mágico’. Acreditar na Cruz de Jesus significa, o seguir no seu caminho, dessa maneira, inclusive nos cristãos colaboramos com a sua obra de salvação, aceitando com Jesus, o sacrifício, o sofrimento, como também a morte pelo amor de Deus e dos irmãos.
Comments