top of page

Hoje vamos falar do Ostensório.

  • Nando LHP
  • 22 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura


Queridas irmãs, queridos irmãos.

A felicidade inundou meu coração com a repercussão do artigo que escrevi na semana passada sobre as cores litúrgicas, segue o link pra quem não teve a oportunidade de ler.

https://www.paroquiasantoantonioparque.com.br/single-post/2018/01/16/Quais-os-Significados-das-Cores-Lit%C3%BArgicas

Essa semana dando continuidade sobre curiosidades da nossa liturgia vou falar sobre um objeto que sempre vemos em celebrações especiais em nossa igreja, sempre achamos lindo, porém alguns não sabem o nome e qual o real significado, mas antes de começar quero pedir uma coisa a vocês, se gostarem do artigo, curtam, comentem, compartilhem, pois, isso é muito importante para o conhecimento das coisas de Deus e em especial da riqueza litúrgica da nossa Santa Igreja.

Mas vou parar de enrolar e vamos ao artigo...

E ai minhas queridas irmãs e queridos irmãos vocês sabem o que é um Ostensório? Se a sua resposta for NÃO, fique tranquilo. Muitos católicos também não sabem. Isso acontece, porque quando dentro da Igreja, dificilmente nos referimos a este objeto pelo seu nome, mas sim pelo que ele representa e, mais importante, o que ele contém.

O Ostensório, é uma peça dourada usada para expor Jesus Cristo no altar ou durante as procissões. Nele, é depositado a Hóstia Consagrada – o Santíssimo Sacramento.

O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.

A palavra Ostensório tem sua origem no latim, do verbo ostendere, que significa expor, mostrar. Por isso, ele é usado apenas em ocasiões onde o Corpo de Cristo deva ser exposto para adoração pública.

Nas demais ocasiões, a Hóstia Consagrada deve ser mantida na Custódia e, está por sua vez, guardada no Sacrário, já o Ostensório vazio, deve ser mantido na Sacristia.

Assim, o ostensório por si só, não representa nada além de um objeto religioso. Ele apenas vale quando a Hóstia Santa, Jesus Vivo, está lá dentro.

Dada a sua importância, apenas duas pessoas são autorizadas a manusear lo, são eles: o sacerdote e o diácono.

E como mencionei atrás, o ostensório apesar de praticamente todos já o termos visto, ele não é um objeto de uso frequente nas missas dominicais.

O Ostensório é usado basicamente, quando existe alguma celebração especial, como a que celebramos toda primeira sexta-feira do mês em nossa paroquia aonde a missa é em honra ao Sagrado Coração de Jesus e é feita a adoração ao Santíssimo e a outra, mais comum é na festa de Corpus Christi, onde se faz a procissão com o povo pelas ruas do bairro com a Hóstia Consagrada dentro do Ostensório, adorando o Corpo de Cristo.

Espero que tenham gostado do artigo dessa semana e não esqueçam de fazer seus comentários e se tiverem alguma duvida sobre os itens da nossa liturgia nos fale pois terei um imenso prazer em pesquisar e estar compartilhando aqui.

Que Jesus Eucarístico abençoe a cada um de maneira muito especial e que Maria que foi o primeiro sacrário possa acolher todas as suas necessidades.



 
 
 

Комментарии


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019  - Paróquia Santo Antônio do Parque

© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
© Copyright Paróquia Santo Antônio do Parque®
bottom of page