A importância dos meses coloridos
- Rosana Viegas
- 18 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Setembro Amarelo, uma campanha iniciada no Brasil em 2015 pelo CVV - Centro de Valorização da Vida, instituição sem fins lucrativos que atua na prevenção do suicídio, desde 1962. O Setembro Amarelo aborda exatamente a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar sobre a realidade desse problema no Brasil e no mundo, e as formas de prevenção. Hoje o suicídio já é considerado um problema de saúde pública e pelos números oficiais temos 32 brasileiros mortos por dia, número superior aos portadores de HIV ou pacientes em tratamento de câncer.
Por tabu, medo ou desconhecimento, pessoas fogem do assunto e não percebem os sinais de alguém próximo que apresenta idéias suicidas.
Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 9 entre 10 casos poderiam ter sido prevenidos se os sinais tivessem sido percebidos ou se houvesse orientação para a busca de ajuda especializada.
A ideia é promover eventos que abram espaço para debater sobre suicídio e alertar a população sobre a importância dessa discussão.
Com a realização desses debates poderemos nos preparar para observar os sinais, acolher, dar atenção e escutar, podendo assim salvar uma vida.
Para finalizar fica o tema da campanha: FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO !
Na década de 90 surgiu nos Estados Unidos uma campanha de conscientização para prevenção do Câncer de Mama que foi chamada de Outubro Rosa. Essa campanha chamava a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce através de exames de rotina e o autoexame. O símbolo da campanha é um laço rosa que se popularizou e ajudou a disseminar esse movimento pelo mundo. Para destacar a luta contra essa doença, cidades se mobilizam e iluminam monumentos e prédios com luz rosa para chamar a atenção para a saúde da mulher. Lembrem-se, normalmente o diagnóstico é feito com a descoberta de nódulos durante exames de rotina, que pode ser o autoexame quando podemos sentir o nódulo, ou por exame de imagem, a famosa mamografia, que deve ser realizada por mulheres entre 40 e 69 anos. Se o nódulo for descoberto precocemente, temos aproximadamente 95% de chance de cura e o tratamento consiste em técnicas de radioterapia e/ou quimioterapia, podendo ou não necessitar de uma cirurgia para remoção do mesmo. O diagnóstico precoce é essencial e visitar seu médico regularmente é fundamental. Não se esqueça !!!
Novembro Azul, que trata da saúde do homem, é uma campanha para prevenção do câncer
de próstata. Semelhante ao Outubro Rosa, ele ajuda na conscientização das pessoas com as orientações sobre exames e acompanhamentos médicos que diagnosticam precocemente o câncer de próstata e aumentam as chances de cura. A campanha tem como principal objetivo eliminar o preconceito masculino de ir ao médico e submeter-se ao exame de toque.
O câncer de próstata atinge principalmente homens com idade superior aos 50 anos e mais especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos.
Em geral os sintomas desse câncer só são sentidos em estágios mais avançados o que aumenta a necessidade da prevenção pois, em estágio inicial apresenta 90% de chance de cura. Deixe o preconceito de lado e visite seu médico regularmente.
Temos outros meses coloridos, mas por enquanto ficaremos com esses. Fiquem com Deus !!!!
Comments